A inflação tem sido o tema do cotidiano nos últimos meses. Com uma alta expressiva no preço de vários itens do dia a dia do brasileiro, falar sobre esse assunto se torna primordial.
Só no ano de 2021 a inflação foi de aproximadamente 10,06%. Com uma alta tão impactante, foi inevitável a repercussão no meio empresarial.
Para os prestadores que se utilizam de contratos com renovação e reajuste anual a inflação trouxe ainda a necessidade de negociar esses índices.
Isso porque há um conflito de interesses, de um lado o prestador precisando reajustar o valor devido ao aumento dos custos e do outro lado o cliente, necessitando que não haja reajuste ou que pelo menos possa ser negociado ao mínimo possível.
Diante desse cenário de negociações e interesses, muitas vezes delicada, vamos ver como a inflação causa impacto no contrato de prestação de serviços.
O que é inflação?
A inflação, segundo o próprio Banco Central do Brasil é:
[...] o aumento dos preços de bens e serviços. Ela implica diminuição do poder de compra da moeda. A inflação é medida pelos índices de preços.
Em palavras mais simplistas é dizer que os mesmos R$ 100,00 de 2015, por exemplo, não compram a mesma quantidade de itens em 2022. Isso porque, a moeda sofreu redução de poder de compra.
Logicamente há uma série de questões econômicas e políticas que causam esse aumento. Mas nos concentraremos nisso, por hora, somente na definição pura e simples de inflação, que possui como índice o IPCA, Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo.
Qual a importância de um índice de reajuste contratual?
O contrato que possui índice de reajuste é àquele de prestação de serviços contínuos que, geralmente, envolvem mensalidades.
Assim, os reajustes são aplicados após a renovação do contrato, que na maioria das vezes, possui prazo de duração de 6 meses a 1 ano.
O prazo de 1 ano geralmente é mais comum, já que os impactos da inflação são mais sentidos após esse período.
Vamos a um exemplo: Um prestador celebrou um contrato de prestação de serviços de marketing com duração de 12 meses, com a possibilidade de renovação.
Independente da renovação, certamente os custos para execução do serviços estarão maiores. Os fornecedores sobem os preços, as ferramentas sofrem com a aplicação de reajuste e o utensílios do dia a dia amargam variações.
Por isso, é essencial que haja um índice de reajuste contratual.
O índice tenta ajudar o prestador a não perder valores com a inflação. O objetivo em si não é gerar lucro com o reajuste, mas sim, reduzir o impacto do aumento dos custos que empurram a margem de lucro para baixo.
Dessa forma, o negócio tem condição de prosperar, ainda que seja necessário conversar com o cliente a respeito.
Mas, claro, o reajuste deve estar previsto no contrato para que no momento da renovação haja a possibilidade de adequar os valores.
Vamos entender como aplicar a cláusula de reajuste no contrato no próximo tópico.
Como reduzir os impactos da inflação no contrato com uma cláusula de reajuste?
Vamos seguir com o exemplo narrado acima do prestador que irá renovar seu contrato após os 12 meses de duração, contudo, agora com aplicação de reajuste IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado).
O IGP-M é um índice amplamente utilizado para reajuste nas renovações contratuais. No entanto, no ano de 2021 a alta acumulou 16,91%, uma porcentagem considerada bastante alta.
Assim, no caso desse prestador fictício, que no contrato dele tinha mensalidade de R$ 1.000,00, passará a ter, após a renovação o valor de R$ 1.169,10. Um acumulado de R$ 2.029,20 anual.
Bom, certamente o índice está em porcentagens elevadas em razão de uma real redução de poder de compra da moeda. Contudo, mediante a aplicação dessa cláusula o prestador poderá pelo menos ter a possibilidade de negociar o reajuste, que poderá ser formalizado por meio de aditivo.
Assim, vamos aos detalhes dessa cláusula. Alguns pontos importantes para essa previsão:
- Deve estar previsto em contrato a aplicação de reajuste, o momento e o índice a ser aplicado;
- Em caso de renovação contratual deve haver cláusula acerca da renovação que direcione ao reajuste;
- Pode ser estabelecido porcentagem mínima de reajuste para casos em que o índice seja negativo;
- Pode ser estabelecido o índice e também a possibilidade de negociação do reajuste no momento da renovação.
Se você deseja saber mais sobre a renovação contratual, só acessar esse LINK.
Conclusão
A prosperidade de um negócio está ligada a uma série de fatores, dentre eles uma boa gestão contratual, no qual o prestador tem um contrato compatível com seu negócio.
Não somente isso, mas um contrato que visa a continuidade dos serviços com o cuidado com o cliente e também com objetivo de lucro.
Para isso é importante que haja uma confecção ou revisão contratual específica com o direcionamento de uma assessoria jurídica de confiança.
Ficou alguma dúvida? Entre em contato comigo: elisamatamar.adv@gmail.com ou pelo WhatsApp.
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7 Comentários
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Muito interessante o assunto!!!
Ótimo texto e argumentação. continuar lendo
Obrigada Sra Leuzirene continuar lendo
Excelente abordagem, Elisama. Ótimo trabalho, como de costume. continuar lendo
Obrigada Dr Bruno!! continuar lendo
Conteúdo atualizado e de relevância para toda a população! continuar lendo
Muito pertinente o tema. Parabéns pela explicação acessível de um tema tão complexo. continuar lendo
Obrigada Dra Jade continuar lendo